Make your own free website on Tripod.com

LOCALIZAÇÃO

O Estado do Amapá está localizado no Hemisfério Norte do Brasil, no Nordeste da Região Norte, quase que inteiramente no Hemisfério Norte. Por suas Características geofísicas, sociais, políticas e econômicas, faz parte da vasta região Amazônica ou região Norte do Brasil

A configuração do mapa do Estado é de um losango imperfeito, tendo sua vértice dirigida pelos pontos cardeais. A linha do Equador passa ao sul do Estado, na cidade de Macapá, e é a única cidade brasileira cortada pela linha imaginária do equador.

A cidade de Macapá é a capital do Estado e fica localizada ao sul e é banhada pelo rio Amazonas.

O Estado do Amapá é banhado a leste pelo oceano Atlântico e o rio Amazonas. O seu limite com 242 Km de extensão, vai do Cabo Orange ao Cabo norte, isto é, foz do rio Oiapoque ao rio Amazonas. 

 

Área:

Total: 143.453,7 Km²

Relativa à Região: 3,70%

Relativa ao País: 1,67%

Fronteira:

Extensão Total: 1.305 Km

Relativa ao País: 5,64%

Países limítrofes (Localização):

Güiana: 655 Km (Norte)

Suriname: 52 Km (Noroeste)

Oceano Atlântico: 598 Km (Leste)

Com o Estado (Localização):

Pará (Oeste, Sul e Sudeste)

Ponto mais elevado:

Altitude: 701,0 m

Latitude/Longitude +=Norte/Leste -=Sul/Oeste: +01°50'30" / -53°07'45"

Nome da formação de relevo a que pertence: Serra Tumucumaque

 

Dados Geográficos:

O Estado do Amapá está localizado a NE da Amazônia, na região Norte do Brasil com 143.453 Km2 o que corresponde a 3,92% da região norte e 1,65% da área nacional. Possui uma extensão fronteiriça de 2.392 Km, sendo que dessa grandeza, 707 Km são fronteiras Internacionais assim distribuídas: Suriname (52 KM) e Guiana Francesa (655 Km). Do restante 1.093 são limites com o Estado do Pará e 598 Km com o Oceano Atlântico. Seu formato é aproximadamente de um losango, medindo de norte a sul 616 Km e de leste a oeste 547 Km. A capital do Estado, Macapá localiza-se na margem esquerda do canal Norte do rio Amazonas exibindo uma orla de 6 quilômetros de frente da cidade.

 

Limites:

Faz limite ao Norte com a Baía do Oiapoque; ao Sul com a foz do rio Jari, a Leste com o Oceano Atlântico; a oeste com a nascente do rio Jari; ao Sudeste com o canal norte do rio Amazonas; a Nordeste com a Guiana Francesa, esta separada pelo rio Oiapoque e ao Sudeste com o rio Jari.

Informações sobre o autor.
Copyright © 2000 [Oscar Gislael]. Todos os direitos reservados.
Revisado em: 15 junho, 2000 .