Make your own free website on Tripod.com

TURISMO

A Região Norte é formada pelos Estados do Acre, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Amapá, abrangendo uma área de quase 4 milhões de quilômetros quadrados, o que representa 45% da superfície do país. Seu clima é equatorial, quente e úmido, bastante chuvoso. A temperatura média da região é de 25º C.

A região Norte tem vocação para o ecoturismo, pois reúne a terceira parte da Floresta Tropical Úmida da Terra. Nesta região as principais cidades são as capitais dos Estados e que concentram a oferta de alojamento de melhor qualidade. Ocupam estes alojamentos principalmente viajantes comerciais e pessoas que viajam a trabalho. Sendo as capitais os centros mais populosos e com melhor infra-estrutura, fica aí um problema para fomentar o ecoturismo. Por exemplo, Manaus e Belém, com mais de um milhão de habitantes, diferem da imagem dos que desejam conhecer a "Selva Amazônica" (PROVAM, Versão Regional, 1995). Mas, pela sua infra-estrutura, são as cidades que têm o maior nível de desenvolvimento turístico. Isto demanda, segundo o PROVAM, uma estratégia de fortalecimento de outros centros urbanos localizados no interior, que se encontrem próximos às unidades de conservação ecológica de interesse. Neste sentido, a presente pesquisa procurou selecionar cidades do interior que apresentassem algum potencial turístico a ser desenvolvido.

O Amapá concentra um grande potencial turístico nas suas terras, envolvendo diversos ecossistemas e colocando a disposição do turista, inúmeras opções de lazer.

Veja os principais pontos turísticos.

 

 

 

 

 

Informações sobre o autor.
Copyright © 2000 [Oscar Gislael]. Todos os direitos reservados.
Revisado em: 15 junho, 2000 .